top of page
  • Foto do escritorCliniprev

Conheça os métodos contraceptivos disponíveis na Cliniprev

Escolher um método anticoncepcional depende muito das características de cada mulher, é preciso uma avaliação para saber qual método o corpo se adaptará melhor, condições de saúde e, principalmente, entender melhor sobre a prevenção para doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).


Os contraceptivos orais são os mais utilizados até hoje, seja pela facilidade no uso ou preço, entretanto, seu funcionamento pode ter menor eficácia se misturado com outros medicamentos, como antibióticos. É por isso que separamos uma lista dos métodos contraceptivos disponíveis atualmente.


Médico com instrumento de colocação do DIU hormonal

| Implante contraceptivo Implanon


Este é um dispositivo anticoncepcional que dura até 3 anos, é recomendado para quem busca métodos nadas invasivos, levando em conta a facilidade na aplicação. O dispositivo é um bastão pequeno de cerca de 2 mm de diâmetro por 4 cm de comprimento, sendo semelhante a um palito de fósforo.


O implante é geralmente indicado para pessoas que possuem grandes desconfortos durante o ciclo menstrual, já que ele interrompe a menstruação.


| DIU


O dispositivo intrauterino (DIU) atualmente é o dispositivo anticoncepcional reversível mais usado no mundo. Nos últimos anos o debate sobre a importância do uso de contraceptivos se intensificou e o uso do DIU se disseminou entre a população feminina. Mas, existem alguns modelos disponíveis no mercado, é importante que você conheça cada um deles:


DIU de cobre

O cobre presente no DIU age como espermicida, inibindo a fertilização dos óvulos. Além disso, o dispositivo provoca uma reação inflamatória no útero que dificulta a locomoção dos espermatozoides. O DIU de cobre não interfere na ovulação, diferentemente de outros métodos hormonais. Ele é indicado para mulheres que desejam uma contracepção de longa duração, sem hormônios e que não desejam engravidar a curto prazo.


Além disso, o DIU de cobre pode ser usado durante a amamentação e em mulheres com contraindicações para o uso de contraceptivos hormonais. No entanto, algumas mulheres podem apresentar contraindicações para o uso do DIU de cobre, como alergia ao cobre, doença inflamatória pélvica, útero com malformação, infecção vaginal ativa ou suspeita de gravidez. Além disso, o DIU de cobre pode causar efeitos colaterais, como cólicas e sangramentos mais intensos durante a menstruação, especialmente nos primeiros meses após a inserção.


DIU Mirena

O DIU Mirena age liberando progesterona que é capaz de inibir a ovulação, tornar o muco cervical mais espesso e alterar o endométrio. O DIU Mirena é indicado para mulheres que desejam uma contracepção de longa duração sem a necessidade de tomar diariamente uma pílula anticoncepcional. Esse método pode ser usado durante a amamentação e em mulheres com contraindicações para o uso de contraceptivos que contém estrogênio.


O DIU Mirena pode ser utilizado para tratar condições como endometriose e sangramentos uterinos anormais, além de cólicas menstruais intensas.


No entanto, algumas mulheres podem apresentar contraindicações para o uso do DIU Mirena, como alergia ao levonorgestrel, doença inflamatória pélvica, útero com malformação, infecção vaginal ativa ou suspeita de gravidez.


DIU Kyleena

Menor que o Mirena, o Kyleena também contém o hormônio levonorgestrel, um progestógeno sintético que é liberado lentamente no útero. O hormônio presente no DIU Kyleena age de forma a inibir a ovulação, tornar o muco cervical mais espesso e alterar o endométrio, dificultando a fertilização e impedindo a implantação do óvulo fertilizado.


O DIU Kyleena é indicado para mulheres que desejam uma contracepção de longa duração sem a necessidade de tomar diariamente uma pílula anticoncepcional. Além disso, esse método pode ser usado durante a amamentação e em mulheres com contraindicações para o uso de contraceptivos que contém estrogênio. Esse dispositivo também é menor e dispara uma dose menor de hormônios no corpo, por isso é recomendado para mulheres com útero menor.


| Por que optar por métodos contraceptivos?


O planejamento familiar inclui, principalmente, informações sobre gestação e a prevenção de uma gravidez indesejada. Desse modo, os métodos contraceptivos implantados e de longa duração, podem contribuir de maneira mais efetiva, considerando a capacidade da eficácia.


A Cliniprev pode ajudar você a se planejar e se cuidar ainda mais! Agende o seu atendimento com um profissional da clínica e saiba mais sobre os métodos contraceptivos disponíveis.



Comments


bottom of page