Alimentos ultraprocessados: descubra o que são e como afetam sua saúde
- Cliniprev
- 13 de jun.
- 2 min de leitura

Na tentativa de economizar o máximo de tempo possível, é cada vez mais comum o consumo de alimentos ultraprocessados no dia a dia. Além de exigirem pouco ou nenhum preparo, esses alimentos geralmente possuem cores e sabores atraentes e têm baixo custo.
Mas quais são os alimentos ultraprocessados e por que devemos evitá-los? Continue a leitura para entender mais sobre esse assunto e garantir uma alimentação mais saudável para a sua rotina.
| O QUE SÃO ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS?
De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, produzido pelo Ministério da Saúde, os alimentos ultraprocessados são formulações industriais prontas para consumo, feitas com ingredientes com nomes pouco familiares e não usados em casa (carboximetilcelulose, açúcar invertido, maltodextrina, aromatizantes, emulsificantes, espessantes, entre outros).
Exemplos: salgadinhos de pacote, refrigerantes e bebidas adoçadas, macarrão instantâneo, biscoitos recheados, nuggets e cereais açucarados.
| POR QUE EVITAR O CONSUMO DESSES ALIMENTOS?
Possuem baixo conteúdo nutricional
Incentivam o consumo excessivo
Induzem a substituição da comida de verdade
Incentivam o ato de comer sem atenção
Todos esses fatores promovem o alto consumo de calorias. Além disso, os ultraprocessados também prejudicam a cultura, ao substituir preparações tradicionais; a vida social, ao reduzir o convívio em torno da comida; e o meio ambiente, com poluição, desperdício e uso excessivo de recursos naturais.
| QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS PARA A SAÚDE?
O consumo excessivo de ultraprocessados pode trazer diversos prejuízos à saúde física e mental, especialmente quando substituem a alimentação equilibrada e natural.
Doenças crônicas
O consumo frequente de ultraprocessados está associado ao aumento do risco de diversas doenças crônicas, como obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e até certos tipos de câncer.
Ganho de peso
Esses alimentos são ricos em calorias, açúcares e gorduras, mas pobres em nutrientes, o que favorece o ganho de peso e a obesidade.
Impacto na saúde mental
Estudos sugerem uma relação entre o consumo excessivo de ultraprocessados e um maior risco de depressão, ansiedade e alterações de humor.
Problemas gastrointestinais
A baixa presença de fibras e o excesso de aditivos podem comprometer a saúde intestinal, causando desconfortos como constipação, inchaço e má digestão.
| FAÇA ESCOLHAS CONSCIENTES
Estar atento às suas escolhas alimentares do dia a dia é fundamental. Por isso, opte por alimentos frescos, minimamente processados e preparados em casa. Isso irá te ajudar a preservar a saúde, o bem-estar e até mesmo os costumes alimentares da sua família. Fazer escolhas mais conscientes, reduzindo o consumo de ultraprocessados, também irá te ajudar a prevenir doenças, manter o equilíbrio nutricional e garantir mais qualidade de vida. Lembre-se: tudo o que você consome impacta diretamente sua saúde e seu bem-estar.
Quer ter ainda mais qualidade de vida? Conheça nossos planos e garanta benefícios para todas as horas!
Comments