top of page
  • Foto do escritorCliniprev

Novembro Azul: Mês de prevenção do câncer de próstata

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) o câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens e também a causa de morte de 28,6% das pessoas que desenvolvem a doença e não buscam ajuda.

O penúltimo mês do ano é conhecido como Novembro Azul por ser o mês dedicado ao cuidado e prevenção desse tipo de câncer. Essa é uma doença silenciosa, que normalmente se beneficia dos estereótipos criados sobre os exames de prevenção para se proliferar.


O que é a próstata?


A próstata é a glândula do sistema reprodutor masculino, o tamanho é semelhante ao de uma castanha e está localizada logo abaixo da bexiga. Sua principal função, em conjunto com as vesículas seminais, é produzir esperma.

Como o câncer de próstata acontece?


É muito comum o câncer de próstata não apresentar sintomas nas fases iniciais, quando começam a aparecer realmente, os tumores já estão em fase bastante avançada, dificultando a cura.


Prevenção e tratamento

A melhor forma de prevenir o câncer de próstata é manter seus exames em dia, caso o diagnóstico seja feito precocemente, as chances de cura são de mais de 90%. A partir de 40 anos, ou homens com histórico familiar de câncer, já podem iniciar os cuidados preventivos. Eles devem ir ao urologista conversar sobre o exame de toque retal e também o exame antígeno prostático específico (PSA).

Exame de toque retal


Apesar de ser bastante temido pela maioria dos homens, o exame de próstata é simples, rápido e permite detectar diversas alterações, sendo uma delas o câncer. É importante superar os preconceitos e estereótipos criados sobre o exame e a melhor forma de fazer isso é através da informação.

O exame de toque retal é o procedimento que o médico insere o dedo indicador na porção final do intestino grosso, com a finalidade de avaliar se há alguma alteração. Através desse exame é possível detectar caroços, inchaços, inflamações e demais problemas. Vale lembrar que não é necessário adotar nenhuma posição constrangedora, é possível, inclusive, manter-se em pé.

Já o exame de antígeno específico da próstata ajuda a detectar o câncer de próstata em casos de pacientes assintomáticos.

É hora de deixar o preconceito de lado


De acordo com médicos da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) cerca de 47% dos homens nunca fizeram o exame que detecta o câncer de próstata, isso geralmente acontece pela situação de “fragilidade” que um homem sente que pode ser colocado. A Cliniprev reafirma que o exame dura minutos e pode salvar sua vida.

Você pode agendar o seu atendimento com um de nossos especialistas e será atendido com cuidado, respeito e, acima de tudo, profissionalismo. Basta encontrar a unidade mais próxima de você e tirar todas as suas dúvidas.

A prevenção é o maior ato de autocuidado que você pode fazer.

Previna-se!



留言


bottom of page